Realmente não sei se é o seu caso, mas existe um tipo de pessoa que pode ter dificuldade em se adaptar com o processo de coaching. Antes de revelar o motivo da resistência, vamos analisar um pouco sobre o seu propósito e porque ele vem sendo tão recomendado.

Coaching é uma palavra proveniente do inglês que serve para indicar a ação do coach de conduzir o coachee de um ponto ao outro da sua vida. Duas condições são necessárias: a primeira, saber onde se está para poder ser apanhando e conduzido pelo coach. Segundo querer ir para algum lugar. Portanto, se não quer ir para lugar nenhum, não se precisa de um Coach.

Como acontece o processo de coaching ?

O processo de coaching acontece através de sessões on-line ou presencial onde se utiliza ferramental de auto conhecimento e diagnósticos. Tem como objetivo levar o Coachee do estado atual ao desejado, baseado num eficiente plano de ação, tendo o Coach como apoio durante esta escalada.

Mesmo com centenas de testemunhos positivos em vídeos exibidos no youtube e mídia falando positivamente sobre o processo de Coaching. Existe um grupo que pode ter, sim, dificuldade com essa ferramenta.

Mas afinal, por que alguns ainda resistem ao processo de Coaching?

O coach acredita que temos um tesouro de grande valor, que pode estar enterrado em frustrações, crenças limitantes e ressentimentos que precisam ser conhecido. O processo de coaching realmente pode causar um movimento de desacomodação e incômodo. Isso, muitas vezes, ocorre por medo de sair da zona de conforto, mas é necessário para se chegar no alto. Você é o que valoriza.

Quem são as pessoas que podem ter mais dificuldade com o processo de coaching ?

Basicamente dois tipos de pessoas podem ter dificuldade. No primeiro estão aquelas que, por algum motivo, têm medo de mexer nos seus traumas e crenças limitantes. Segundo, as que não gostam de ser questionadas e criticadas. Ambos os tipos  possuem o que Walter Riso classificou de mentes rígidas, no seu livro a A Arte de Ser Flexível

Manter a cabeça aberta é algo mais fácil na teoria do que na prática.

Não apenas os teimosos, radicais, intolerantes e cabeças-duras têm dificuldade de ver o mundo de forma flexível. Mas todas as mentes acostumadas a trabalhar no piloto automático e não querem sair da sua zona de conforto.

É sempre importante lembrar que esse incômodo é passageiro e desaparece à medida em que as questões vão sendo resolvidas internamente. Esse desconforto com as perguntas do processo de coaching pode ser apenas um sinal de que faz bastante tempo que você não tem um encontro consigo mesmo.

Perguntas motivadoras

Pense na última vez que você teve essa conversa com você mesmo. Se você não está satisfeito com a respostas da vida, preste atenção nas perguntas que tem feito a ela.

Considere que todas as suas decisões e ações são respostas a algum questionamento. Então faça um desafio nas próximas 24 horas: preste atenção nos motivos que levaram você a agir e anote as perguntas motivadoras. Você vai perceber que elas poderiam ter sido melhores se você tivesse saído do feijão com o arroz e colocado mais criatividade.

O processo de melhoria do cardápio de perguntas além de ajudar na qualificação das decisões e escolhas, contribuiu para o desenvolvimento da habilidade valorizadora de saber ouvir. Uma habilidade pessoal valiosa que é está cada vez mais rara.  

Claro que você pode fazer esses exercícios sozinho. Coachees, por não estarem em condições financeiras favoráveis, optam pela compra do autocoaching onde disponibilizamos uma série de exercícios e as orientações que o coaching se auto aplica.

O melhor que tudo isso está acessível graças à internet de maneira online. Então não perca mais tempo e descubra qual a melhor maneira de sair do estado atual para o desejado.

Gostou de saber mais? Você percebeu que tudo o que não conhecemos pode causar medo e dúvidas? Então chegou o momento de decidir seu futuro! Conheça o coach anônimo,  uma excelente novidade que estamos oferecendo. Faça um agendamento para receber uma demonstração de como funciona.   www.webcontatos.com.br

Darcio Corrêa Jr – Empreendedor, Escritor, Consultor e Coach de Valorização e-mail: darcio@webcontatos.com.br

Outras sugestões de artigos

Pin It on Pinterest

Compartilhe