Sabemos que o tempo estimado de um piscar de olhos é de 1/10 de segundo. Vimos nas olimpíadas que um piscar de olhos pode representar a perda de oportunidade no caso uma uma medalha, sendo a diferença da Glória ou derrota. Talvez em algum momento você já se lamentou: “Como pode ter acontecido essa perda de oportunidade ?

Certa vez eu, minha esposa e um grupo de amigos, estávamos subindo a escada de um restaurante, quando de repente, a minha esposa se abaixou e pegou uma nota de 50 reais. Todos, muito surpresos, talvez se perguntando: como eu não percebi isso? 

Como pode ter acontecido essa perda de oportunidade ?

Acho que a minha esposa herdou essa capacidade do seu pai que vivia achando coisas por onde passava. A aliança de casamento que uso hoje, foi presente do meu sogro que achou um grosso anel de ouro num gramado que nos deu para fazer o nosso par de alianças. Elas me lembram além do compromisso de casamento, o quanto devemos estar atentos à perda de oportunidade. Pois num piscar de olhos a distração pode nos pegar.

Infelizmente a agitação e as distrações têm levado muitos a perderem grandes oportunidades. De repente, num piscar de olhos, a vida passou e nem história sobra para se contar.

Em inglês, o verbo “to be” – ser e estar – têm o mesmo significado, mostrando o quão importante é mantermos o nosso ser onde estamos, ou seja, não andarmos no mundo da lua.

Em novas pesquisas cientificas, Daniel Goleman  mostra porque a base do sucesso em todas as áreas da vida é sua capacidade de ter foco no presente. Segundo o autor, a atenção funciona de forma muito parecida com os músculos – se não o utilizamos, fica atrofiado.

Focamos aquilo que valorizamos

Tenho usado nos meus processos de Coaching e Mentoring, inspirado no livro Presença Plena, um exercício que ajuda na concentração e treina a nossa mente a viver o momento presente. De quebra, ainda ajuda  no emagrecimento e na redução da ansiedade.

Faça este exercício durante uma semana e depois me conte os resultados:

Procure comer em silêncio, de preferência sozinho, mantendo o máximo de concentração no seu mastigar e, se possível, com os olhos fechados e não engula antes de 30 mastigadas.

Outro exercício de fortalecimento da mente que cito neste mesmo site no artigo Quando 300 guerreiros valem mais que 135 mil, fala sobre a meditação do chocolate que tem objetivo semelhante.

Você acha difícil permanecer concentrado no que está acontecendo no momento?  Costuma andar rápido para chegar logo ao seu destino e quando chega lá tem vontade de estar em outro lugar? Tem a sensação de perda de oportunidade ?

Já se acostumou a viver no piloto automático, sem muita consciência do que está fazendo?  Cuidado! Num piscar de olhos você pode perder tudo pelo que tanto lutou sem perceber.

Fique esperto! A distração pode te pegar! Num piscar de olhos viver a perda de oportunidade.

Conheça um pouco mais sobre o nosso projeto www.webcontatos.com.br e consultório on-line. Agora com uma novidade, o Coaching Oculto. Pra você  que quer se manter no anonimato nós podemos fazer o processo sem você se identificar.

Darcio Corrêa Jr – Empreendedor, Escritor, Consultor e Coach de Valorização e-mail: darcio@webcontatos.com.br

Outras sugestões de artigos

Pin It on Pinterest

Compartilhe