Certa vez ao conceder entrevista para uma revista, a repórter me fez a seguinte pergunta: “O que as empresas podem fazer para manter os colaboradores motivados?” – Vejo que as empresas que investem na construção de um Ambiente Motivacional conseguem melhores resultados. “O que é um Ambiente Motivacional?” – É um local onde encontramos bons motivos para agir, nos sentimos confiantes para enfrentarmos os desafios e percebemos a repercussão positiva do nosso esforço.

As empresas costumam contratar palestrantes para tentar dar uma injeção de animo, mas por melhor que seja o profissional, pouco efeito o conteúdo motivacional terá se o ambiente de trabalho for desmotivador. Todos sabem que o prazo de validade de um produto perecível está intimamente ligado ao ambiente de conservação, o mesmo acontece com a motivação que precisa de um ambiente que forneça subsídios motivacionais, ou seja, bons motivos para ação. Gostaríamos de destacar duas ferramentas que podem contribuir de forma significativa na construção de um ambiente motivacional, são elas: Os Exercícios de Criatividade e o Painel Motivacional.

Exercícios de Criatividade

Para encontramos bons motivos para agir necessitamos de criatividade, via de regra o indivíduo mais criativo é mais motivado, pois ele em função da sua capacidade criativa consegue enxergar mais alternativas diante dos problemas. Ainda são poucas as empresas que investem em programas de incentivo a criatividade. As empresas intolerantes aos erros de seus colaboradores inibem iniciativas criativas. A capacidade de inovação da empresa têm se mostrado determinante para a sobrevivência das empresas e a manutenção do clima motivacional. Quantas sugestões criativas a sua empresa recebeu no último ano e quantas delas foram implementadas?

Painel Motivacional

Basicamente o painel motivacional é um quadro onde é divulgado uma serie de indicativos de desempenho, principalmente qualitativos que nos dão uma idéia precisa de como está a situação e o quanto avançamos num determinado período. É ele que nos informa a distância que estamos do alvo e nos mantém alerta. 

O painel motivacional oferece subsídios motivacionais e fornece uma visão clara da situação que traz segurança para a implementação das soluções. Quanto maior for número de indicativos de desempenho principalmente qualitativos mais qualificados serão os motivos para ação.

Um painel motivacional inteligente é aquele que controla os fatores que interferem no resultado. Jamais um técnico de futebol consegue definir uma estratégia de jogo baseando-se apenas no placar. Ele precisa saber mais sobre o comportamento e o processo, quantas bolas foram chutadas ao gol, número de passes perdidos, quanto tempo o seu time ficou com a bola dominada, etc.. São essas informações que dão subsídios motivacionais e segurança na estratégia.

Alguém pode questionar, mas se os indicativos de painel não forem bons não vai interferir negativamente na motivação ? Ai entra a importância do exercício da criatividade. Se você tem três alternativas para chegar num objetivo e uma outra pessoa visualiza apenas uma, quem tenderá a desmotivar-se diante do primeiro obstáculo? 

Estudos indicam que o investimento em Ambiente Motivacional é cinco vezes mais rentável que qualquer outro tipo de investimento nesta área. A idéia central baseasse no seguinte conceito: Mostre-me como sou avaliado e me de condições para exercitar a minha criatividade que eu te apresento os resultados.

Darcio Corrêa Jr – Consultor e Diretor da Contatos Consultoria Ltda– especializada em Sistemas de Controle de Qualidade de Atendimento, escritor e colunista