Antes de analisarmos como surgem as ideias brilhantes, vale a pena considerar o que é uma ideia brilhante. Sabe quando tudo está escuro e vemos uma luz no final do túnel? Isso é uma ideia brilhante! São elas que nos iluminam e nos movem mesmo em meio às dificuldades.

O que faz uma ideia brilhar?

Estudos indicam que quanto mais bem desenhada e clara for uma ideia, maiores são as chances delas brilharem e oferecerem grandes soluções. Muitos ambicionam o seu brilho, mas poucos se dispõem a garimpar montanhas de pensamentos e horas de lapidação até que elas realmente cheguem a brilhar.

Qual foi a última vez que você teve uma ideia brilhante? Aquela que te acendeu e foi capaz de empolgar você é as pessoas a sua volta. Identificamos em nossos estudos, como surgem as ideias brilhantes, que as mentes com maior potencial, são aquelas que não têm medo de expor suas ideias às críticas, pois sabem que elas precisam sofrer alguns golpes para ser lapidadas.

Estima-se que temos mais de 60 mil pensamentos todos os dias. Apesar da dificuldade em definir com precisão esse número, ele se basea na velocidade do pensamento e é aceito por uma boa parte da comunidade neurocientífica.

O que você tem feito com sua montanha de pensamentos?

Como designer de ideias acredito que sem entender como elas são desenhadas em nossa mente, temos dificuldade em entender como surgem as ideias, correndo o risco de ser soterrados por ideias conflitantes, limitantes e distorcidas e acabarmos sendo presos e perdidos nelas.

Há alguns anos escrevi um artigo que despertou muito interesse, alcançando a segunda posição no Google na busca orgânica com o título caderno de receitas de sucesso. Nele contei a história de Etros que aprendeu de forma dolorida que, mais importante que, ter uma ideia é saber a receita de como surgem as ideias.

Os pensamentos são os ingredientes, saber misturá-los e dosá-los de forma inteligente é a chave para se obter ideias brilhantes. Afinal, não tem como produzir um prato delicioso, com ingredientes e receitas ruins.

Às vezes, chegamos ao final do dia insatisfeitos e irritados sem saber exatamente o porquê. Alguns na correria acabam engolindo qualquer pensamento sem mastigar, com isso podem conseguir uma indigestão mental.

O que me ajuda da digerir os pensamentos?

Todos sabemos que uma boa digestão começa com uma eficiente mastigação. Então você deve estar se perguntando: como faço para mastigar os meus pensamentos e evitar uma indigestão mental?

Mastigamos os nossos pensamentos com perguntas inteligentes, que processam, organizam e clareiam as nossas ideias. Depois que os pensamentos são mastigados pelas perguntas eles precisam ser digeridos. A neurociência indica duas formas eficientes que induz a nossa mente a organizar e clarear as nossas ideias, são elas: falar e escrever.

Falar com alguém treinado em fazer uma escuta ativa e analítica ajuda muito no processo de organização e clareamento das ideias. Mas há um segundo recurso ainda mais forte que é escrever, ele força os pensamentos a se organizarem enquanto passam pelos dedos.

A influencia da nossa webcontatos nas ideias 

Outro fator de grande influência e a nossa rede de contatos. Quer ter boas ideias? Mude a sua webcontatos buscando manter contatos (falar) com pessoas que pensam diferente.

O escritor americano Jim Rohn – afirma que somos a média das cinco pessoas com quem mais passamos o tempo (falamos). Vemos solteiros trocando ideias com solteiros, desempregados com desempregados, demonstrando que é muito mais cômodo estar entre pessoas que pensam igual a nós, mas a possibilidade de garimpar novas ideias na mesma webcontatos é mais difícil.

Como surgem as ideias

Nossas estimativas identificam que mais de 95% confiam na sorte para ter ideias brilhantes. Agem como se fossem jogando os ingredientes numa panela contando com o acaso para sair algo de bom dali. Neste mesmo grupo se encontram aqueles que não aceitam muito bem as perguntas e críticas as suas ideias.

Será que não chegou a hora de você tomar as rédeas dos seus pensamentos, direcionando os pensamentos com perguntas chaves que ajude a desenhar suas ideias, antes que eles te distanciem dos seus valores e você não consiga mais brilhar? Pense nisso!